sexta-feira, 5 de junho de 2020

A autonomia da Instituição Pública

Manifesto das Instituições Federais e Estaduais do Rio de Janeiro acerca das atividades acadêmicas durante a pandemia

A tão falada: autonomia.

A Instituição Pública quando lhe é conveniente, gosta bastante de lembrar da tal autonomia mas, não esclarece que essa autonomia é apenas administrativa. Deveria falar e defender também uma autonomia orçamentária mas, sabemos que esse tipo de autonomia não lhe agrada. Imagine! assim como decide não fazer nada, parando Intelectualmente uma massa de crianças, jovens e adultos com o argumento raso e em pleno século XXI sobre o uso da tecnologia, penso ser justo também eles decidirem sobre como conseguir dinheiro para bancar essas insanidades. A sociedade precisa colocar a colher sobre esse dinheiro que vai pelo ralo e decidir, se de fato, quer injetar mais e mais dinheiro em algo que, pouco ou nada deseja servir a ela. Se provocar, hoje, a sociedade pensaria muito se investiria o seu dinheiro para as futuras gerações em algo tão obsoleto. Se, de fato, colocarmos na balança: essa sociedade que, sustenta essa autonomia administrativa dessas Instituições públicas, deseja que, se faça algo referente a continuidade do fazer intelectual. Se a Instituição quer chamar de Ensino Remoto, Ensino a Distância... Para a sociedade, pouco importa o nome, desde que, se TENTE fazer algo.Infelizmente, observo com esse "manifesto da massa" com total roupagem Sindical que, ratifica a incapacidade da Instituição Pública de entender o seu papel social e a importância das condições reais de continuidade das atividades. Coloco, inclusive, o meu olhar para a condição de aluna: imagino a angústia dessa massa de estudante universitário que, está intelectualmente parada. De fato, nunca foi pelo ensino. Banalizaram o conhecimento. É apenas a certificação por certificação, e de fato, isso as pessoas conseguem em qualquer lugar. A angústia por essa decisão paralisante da Instituição Pública é preocupante e assim, como a doença que estamos tentando enfrentar, enfraquece ainda mais o Ensino Público. Estão cavando a própria cova. #RIP #ensinopúblico #preocupante #paralisação #ensinoremoto #tecnologia #JF


domingo, 17 de maio de 2020

Cancela o ENEM?

Observando uma campanha descabida sobre o #ENEM2020 fico pensando se, alguma vez, esses academicídas conseguem entender as mazelas que se envolvem.

Como todos sabem, sempre fui CONTRA essa única maneira de avaliação para acesso na Universidade Federal. Já explico: Porque, simplesmente, não oferece qualidade na seleção, condiciona o candidato a se "especializar" em um único modelo de prova e, de fato, não seleciona os melhores e sim, aqueles que se adaptam ao formato da prova. Não é nada democrático. Mas, não satisfeitos de tanta ignorância, esses phdeuses agora, pedem o cancelamento do ENEM.
Que loucura!! Beira a insanidade uma proposta dessa sendo "convocada" pela ala "pensante".
Vamos aos fatos: Esse formato gigantesco do ENEM veio da gestão LULA/HADDAD obrigando as Universidades Federais a realizarem a adesão "voluntária". Como todos sabem, não existe almoço grátis... claro que, na época, teve resistência da galera que via uma afronta para a autonomia Universitária então, o que Lulinha fez? Pressionou!! Ou fazia a adesão ou ficaria sem dinheiro. Época mais sofrida da #UFRJ ! Não tínhamos dinheiro para nada... fomos sucateados de todas as formas. Foi inevitável a aceitação ao tal REUNI que, prometia verbas, expansão universitária, maior "investimento" mediante ao aumento de vagas - logo, obrigando as Universidades a aderirem de forma COMPULSÓRIA a essa insanidade. Para bom entendedor, lê-se: sem REUNI, sem dinheiro. Foi nessa prostituição barata que, as Universidades Públicas entraram de gaiato... Todos sabemos, entrou muita gente mas, estrutura mesmo nunca vimos. De fato, fomos sucateados com ou sem ENEM... E com a Dilma então... Quase desaparecemos. Qualidade quase nenhuma temos hoje portanto, não me venha dizer que estão defendendo o pobre que está tentando entrar nesta Universidade Pública. Este, de fato, nem sabe o que seria um ensino público universitário de qualidade, nunca teve. Não vivenciou esse processo de precarização e decadência do ensino universitário público. Não entende o sistema de contratação, quem são os professores que estão na graduação, a hierarquia dessas Instituições e as entrelinhas existentes dentro delas. Na verdade, hoje, sabemos que o pobre é o ÚNICO o público das universidades públicas. A diversidade já não existe neste espaço há muito tempo. A segregação tem um viés muito mais cruel do que se imagina. Não existe aumento real de vagas, apenas mudamos a maneira de olhar os números. Com o ENEM as vagas das Universidades Federais são contabilizadas em escala nacional. Perdemos a compreensão local. Quanto de fato a #UFRJ expandiu? Em quais cursos? A gente sabia isto no momento de escolha do vestibular desmembrado. A gente fazia vários vestibulares. Diferentes avaliações, diferentes maneiras de observar o mundo e diversas oportunidades de vestibulares. A seleção do futuro profissional já era feita pelo modelo do vestibular da Instituição. Talvez, hoje, o jovem não tenha a dimensão da importância disto. A diversidade nos ajuda a ver o mundo mas, isto é outra história!
Portanto, nada mais justo que, diante da centralização do custo do vestibular, da elaboração da prova e logística com o INEP/MEC, que esse se valha da autoridade de manter a máquina girando e, inclusive, justificar a manutenção da realização do exame através do prejuízo econômico e social para o Brasil. Mantenha o calendário, mantenha os custos, continue a girar a máquina de produção de diplomas e números. Afinal, Ensino é outra coisa!! Hehehe
Mas, pense!! se você quer entrar, por exemplo, na UFRJ, obrigue a mesma a se desligar do ENEM e realizar o seu próprio vestibular. Nesta condição, vejo democracia e uso eficiente da autonomia Universitária. Sigamos!!
Vamos! Avante!!! Exija do REITOR da Universidade Federal que, você tanto deseja ingressar, o desligamento IMEDIATO do ENEM. Com certeza que, para o ano que vem, com ou sem ENEM, já elaborarão as provas. Gostaria muito de observar esse ato de bravura da comunidade acadêmica.
Se quiser se manter no "Sistema" dessa avaliação excludente chamada ENEM, apenas informo que, devemos seguir silenciosos para a realização do ENEM 2020 e, definitivamente, aos academicídas: parem de fingir preocupação com os pobres. #JF #ENEM2020 #ENEM #vestibular #universidade #pública #graduação #fogonoparquinho #autonomiauniversitária #autonomia

sexta-feira, 8 de maio de 2020

PIBIC e o debate latente

Parece difícil, diria: missão quase impossível! mas, é muito importante resgatar a finalidade do projeto de Iniciação Científica - PIBIC do País.Fiz parte do PIBIC/FIOCRUZ de 2006 até 2009. Iniciação Científica exige muito... São intermináveis relatórios #CAPES #CNPq de produtividade, 20h semanais presenciais e intermináveis horas virtuais, duas Reuniões Anuais de apresentação do caminho da pesquisa e eventos fora da Instituição. Você é submetido a avaliadores que, você nunca ouviu falar e outros tantos que, conhecemos por tabela (se tiverem birra com o seu orientador, também projetam toda essa raiva em vc e claro, também te consideram seu inimigo (sem nem vc saber...) Mas, fdp tem o poder da caneta e te detona profundamente na avaliação. Seu projeto? por maior dedicação que você tenha, embasamento, formatação... não terá visibilidade. Tudo dentro na imparcialidade acadêmica... cruel isso, né? eu sempre comento quando, por algum motivo, relembro essas coisas: viva entre eles mas, não se torne um deles!heheheheO mundo Acadêmico é uma loucura. Não recomendo para quem não sabe o que quer da Ciência/pesquisa ou, apenas deseja esse lugar para se moldar por ideologias sem nexo...
pois, se vc não tiver muita resiliência e uns loucos tentando te orientar, melhor nem entrar...só os fortes sobrevivem! hehehehe #JF

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Não estamos em férias


É fundamental que morra a ignorância, a incoerência, a insanidades e o egoísmo. É fato: não estamos em férias!! Desde ontem, 30/04/2020,  ando observando gente soltando pipa (!??) no meu bairro. Sinceramente, é muita falta de senso de realidade. Tenho dito que, precisamos passar por essa pandemia com um crescimento humano. Não é possível que, as pessoas ainda não entenderam que, NÃO É PARA AGLOMERAR!
O que são essas pessoas na rua correndo atrás de pipa(??)
Eu já achava Janeiro insuportável com esse "lazer" sem sentido nenhum. Mas, observar gente com pipa, soltando pipa, correndo atrás de pipa está beirando a insanidade total em tempos de restrição do ir e vir para as coisas muito mais importantes. Gostaria de saber onde essa galera anda conseguindo comprar PIPA?? É uma loucura... é o famoso: salve-se quem puder!! Infelizmente, ainda precisamos amadurecer muito. Entender a nossa parcela de responsabilidade na vida em comum. #eviteaglomerações não é uma coisa banal. Aglomeração nunca foi sinônimo de vida saudável, de uma convivência aceitável... veio o vírus para mostrar isto... fato que, já deveria ter sido feito há muito tempo mas, já que foi necessário esse momento, que sejamos, daqui para frente, muito mais responsáveis. Não caia em movimentos que dirão, que a população foi inconsequente. Não precisamos disto!

Abraços,
Juliana Ferreira

terça-feira, 14 de abril de 2020

Colégio Pedro II e a Educação a Distância: é necessário cobrar mudanças.





Ao Ministro da Educação - Abraham Weintraub...

Veja essa imagem!
Deboche de profundo mau gosto para quem se apresenta como Coordenação de Orientação Educacional e Pedagógica (COEP) e do Setor de Orientação Educacional e Pedagógica (Soep) de uma Instituição FEDERAL de Ensino.
Departamento Pedagógico de uma Instituição FEDERAL de ensino colocando esse momento como se fosse uma simples "dica de férias".
Vale reforçar: Não estamos de férias. Nem relaxados em casa. Muita gente, pelo contrário, está produzindo muito conteúdo de qualidade para a sua escola. Continuamos falando, estudando e profundamente, atentos a realidade posta hoje para a nossa prática.
Me preocupa esse tipo de profissional nas esferas mais altas das Instituições Públicas. Me recuso a aplaudir esse tipo de profissional da Educação. Pior! São SERVIDORES PÚBLICOS!

As Instituições Federais PRECISAM sair de suas "bolhas" academicidas. O Sr precisa cobrar uma exímia EAD do CPII /Reitor dessa Instituição. Sabemos que, o CPII detém TOTAL competência para tal.
Aos que, se preocupam e narram sobre os excluídos, que esses SERVIDORES PÚBLICOS pensem maneiras/alternativas de chegar a eles também a formação humana que, é tanto explorada por esses educadores. Afinal, como sabem: O conhecimento é dinâmico. É contínuo. E os melhores devem fazer parte e não, retirar de boas ações.
É hora de tomar boas decisões!
Certa do impacto disso tudo principalmente para os mais desvalidos de tudo, lhe escrevo.
Agradeço,
.
.
.
.
#quarentena #coronavírus19 #novocoronavírus #educaçãoPública #federal #EAD #servidor #ministériodaEducação #MEC #educaçãopública #federal


JF

segunda-feira, 30 de março de 2020

Em um momento de desespero: Qual a importância da escola?



Em um momento de desespero: Qual a importância da escola?

Atenção as emoções afloradas. Tente racionalizar as situações. Como todos sabem, sou Pedagoga, trabalho na área de Educação há bastante tempo, por baixo, uns 15 anos. Tenho observado com certa preocupação alguns posicionamentos da mídia, dos governantes e até mesmo nas colocações de algumas pessoas nas páginas das escolas sejam elas, privadas ou públicas.
Vivemos tempos sóbrios, sim! não apenas por conta do Novo Coronavírus, mas, também por nossa total incapacidade de melhorarmos como pessoas. Vejo pessoas se digladiando em busca de “desconto” nas escolas privadas, associando a ESCOLA com uma simples prestação de serviço supérfluo - não usei, não devo pagar. Nessa busca, implacável, pela redução parcial ou até a total isenção da cobrança na “mensalidade”, percebemos que, se não agirmos, perderemos ainda mais a ideia de que, um outro mundo é possível. Temos consciência que essa conta chegaria, pois as pessoas foram educadas ao longo destes anos apenas para o consumo. Consumimos pessoas e coisas com uma velocidade nunca vista antes.
Portanto, temos uma árdua tarefa pela frente: como explicar para essas pessoas que, a Educação é compreendida de outra maneira? Como fazer que elas se engajem, por exemplo, na escolinha do seu bairro? Que se preocupem com aquela pessoa que, também é sua vizinha e que transforma o mundo pela maneira, quase solitária, que pensa como deve ser o mundo? Difícil? Pois bem, é para essa pessoa que escrevo. É para esta pessoa que, sabe das dificuldades de permanecer com uma escola aberta, que escrevo. Sim! Ela mais do que nunca vai precisar da formação humana dos pais dos seus alunos e de seus colaboradores, para que sua escolinha permaneça aberta, depois dessa tempestade.
É para vocês, pais conscientes, que também escrevo. Pense em tornar-se parceiro dessa boa ideia de Educação que seu bairro tem. Fortaleça ainda mais essa união e a formação que você acredita que seu filho precisa ter. Somente juntos, sairemos dessa quase ilesos. Somente com a parceria de todos é que conheceremos e entenderemos que, nem tudo está perdido. Que o povo tem a voz, tem a missão e tem desejos que, perpassam por questões outras que a mídia faz questão de evidenciar.
Vale ressaltar que, Educação não é apenas um certificado, não é apenas um consumir informações, de fato, é muito diferente disto, é um hábito. É convivência. É troca de informação. É união de saberes. É relacionamento. É busca por maneiras de existir. É estar junto no amor, na dor, na alegria, no sofrimento, nas atribulações, nas conquistas, nas novas descobertas, no aprendizado, no respirar, no ser e no existir como ser humano.
Portanto, seja aquele responsável que, vai na escola perguntar como poderia ajudar para que a escola não feche as suas portas. Seja você essa mudança!! Não espere que, essa UNIÃO venha do Estado. Essa movimentação é nossa, é do povo e para o povo. Salve a Educação que você acredita senão, você será escravo das que lhe impõem!
Pense nisto!

#educação #formaçãohumana #escola #ensinopresencial #ensinoprivado #ensinopúblico

Abraços, Juliana Ferreira – Pedagoga.

sábado, 28 de março de 2020

Análise do momento educacional Estadual

Análise do momento educacional Estadual:

O governador e o Secretario de Educação encheram as salas de aulas, venderam a ideia de climatização para comprar ar-condicionado e agora vem com essa história estranha de EAD como "salvadora" porém, ela nunca será, já está nascendo fracassada pois, os governantes esquecem que, a EAD trabalha com a liberdade, com a autonomia do aluno, com a adesão voluntária, com a vontade das pessoas, com a vontade de conhecer... fato que, com a obrigatoriedade do ensino presencial, não existe! Eles vão gastar dinheiro com o Google, prejudicar ainda mais o engajamento das pessoas e qualquer possibilidade de adesão da juventude. O professor vai ter que ficar procurando o aluno para acessar a plataforma... o nível de estresse dos professores ficará surreal e não será rentável, nem produtivo. Estamos indo por um caminho ridículo e simplista demais e de fato, não estamos percebendo os alunos da Rede Estadual. A verdade: é um trabalho árduo e contínuo que nunca foi feito... Precisamos pensar que, os alunos necessitam de uma nova maneira de Ensino PRESENCIAL e não migrar o presencial para o ensino a Distância, em um passe de mágica. Cada modalidade de ensino tem sua particularidade e a sua importância. Juliana Ferreira - Pedagoga

#JF #EAD #ensinoadistância #ensinopresencial #modalidadesdeensino #educação #educaçãopública #redeestadualdeensino #RJ #riodejaneiro