segunda-feira, 30 de março de 2020

Em um momento de desespero: Qual a importância da escola?



Em um momento de desespero: Qual a importância da escola?

Atenção as emoções afloradas. Tente racionalizar as situações. Como todos sabem, sou Pedagoga, trabalho na área de Educação há bastante tempo, por baixo, uns 15 anos. Tenho observado com certa preocupação alguns posicionamentos da mídia, dos governantes e até mesmo nas colocações de algumas pessoas nas páginas das escolas sejam elas, privadas ou públicas.
Vivemos tempos sóbrios, sim! não apenas por conta do Novo Coronavírus, mas, também por nossa total incapacidade de melhorarmos como pessoas. Vejo pessoas se digladiando em busca de “desconto” nas escolas privadas, associando a ESCOLA com uma simples prestação de serviço supérfluo - não usei, não devo pagar. Nessa busca, implacável, pela redução parcial ou até a total isenção da cobrança na “mensalidade”, percebemos que, se não agirmos, perderemos ainda mais a ideia de que, um outro mundo é possível. Temos consciência que essa conta chegaria, pois as pessoas foram educadas ao longo destes anos apenas para o consumo. Consumimos pessoas e coisas com uma velocidade nunca vista antes.
Portanto, temos uma árdua tarefa pela frente: como explicar para essas pessoas que, a Educação é compreendida de outra maneira? Como fazer que elas se engajem, por exemplo, na escolinha do seu bairro? Que se preocupem com aquela pessoa que, também é sua vizinha e que transforma o mundo pela maneira, quase solitária, que pensa como deve ser o mundo? Difícil? Pois bem, é para essa pessoa que escrevo. É para esta pessoa que, sabe das dificuldades de permanecer com uma escola aberta, que escrevo. Sim! Ela mais do que nunca vai precisar da formação humana dos pais dos seus alunos e de seus colaboradores, para que sua escolinha permaneça aberta, depois dessa tempestade.
É para vocês, pais conscientes, que também escrevo. Pense em tornar-se parceiro dessa boa ideia de Educação que seu bairro tem. Fortaleça ainda mais essa união e a formação que você acredita que seu filho precisa ter. Somente juntos, sairemos dessa quase ilesos. Somente com a parceria de todos é que conheceremos e entenderemos que, nem tudo está perdido. Que o povo tem a voz, tem a missão e tem desejos que, perpassam por questões outras que a mídia faz questão de evidenciar.
Vale ressaltar que, Educação não é apenas um certificado, não é apenas um consumir informações, de fato, é muito diferente disto, é um hábito. É convivência. É troca de informação. É união de saberes. É relacionamento. É busca por maneiras de existir. É estar junto no amor, na dor, na alegria, no sofrimento, nas atribulações, nas conquistas, nas novas descobertas, no aprendizado, no respirar, no ser e no existir como ser humano.
Portanto, seja aquele responsável que, vai na escola perguntar como poderia ajudar para que a escola não feche as suas portas. Seja você essa mudança!! Não espere que, essa UNIÃO venha do Estado. Essa movimentação é nossa, é do povo e para o povo. Salve a Educação que você acredita senão, você será escravo das que lhe impõem!
Pense nisto!

#educação #formaçãohumana #escola #ensinopresencial #ensinoprivado #ensinopúblico

Abraços, Juliana Ferreira – Pedagoga.

sábado, 28 de março de 2020

Análise do momento educacional Estadual

Análise do momento educacional Estadual:

O governador e o Secretario de Educação encheram as salas de aulas, venderam a ideia de climatização para comprar ar-condicionado e agora vem com essa história estranha de EAD como "salvadora" porém, ela nunca será, já está nascendo fracassada pois, os governantes esquecem que, a EAD trabalha com a liberdade, com a autonomia do aluno, com a adesão voluntária, com a vontade das pessoas, com a vontade de conhecer... fato que, com a obrigatoriedade do ensino presencial, não existe! Eles vão gastar dinheiro com o Google, prejudicar ainda mais o engajamento das pessoas e qualquer possibilidade de adesão da juventude. O professor vai ter que ficar procurando o aluno para acessar a plataforma... o nível de estresse dos professores ficará surreal e não será rentável, nem produtivo. Estamos indo por um caminho ridículo e simplista demais e de fato, não estamos percebendo os alunos da Rede Estadual. A verdade: é um trabalho árduo e contínuo que nunca foi feito... Precisamos pensar que, os alunos necessitam de uma nova maneira de Ensino PRESENCIAL e não migrar o presencial para o ensino a Distância, em um passe de mágica. Cada modalidade de ensino tem sua particularidade e a sua importância. Juliana Ferreira - Pedagoga

#JF #EAD #ensinoadistância #ensinopresencial #modalidadesdeensino #educação #educaçãopública #redeestadualdeensino #RJ #riodejaneiro