segunda-feira, 24 de julho de 2023

Juventude Católica 2013 - 2023!

10 anos: um olhar para a Juventude Católica. 


A juventude está em alta. Comemoração de 10 anos de JMJ no Brasil, 25 anos PHN e de Halleluya...

Observando os grandes eventos que estão ocorrendo na Igreja Católica PHN - Canção Nova, Halleluya - Shalom e a memória da JMJ 2013 - 10 anos da Jornada Mundial da Juventude Católica no Rio de Janeiro… lembrando que se iniciará logo, logo… JMJ 2023!!

Acordei hoje com a seguinte pergunta: como essa juventude, voltando para o seu lar, lida com essa ação emocional toda? De fato, às vezes penso que as pessoas não estão sabendo trabalhar com os jovens. Jovem é hoje um grupo extremamente volátil emocionalmente. Ora de uma alegria exacerbada, amorosidade e cordialidade; ora de uma tristeza, agressividade e vaidade sem precedentes. Oscilando absurdamente as suas emoções e diante disto, se não tiverem adultos conscientes de serem bons orientadores, esses jovens se perderão pelo caminho. É necessário voltar os nossos olhos para o mar dessa Juventude que, ainda anseia por uma orientação que as leve até Cristo. Acompanhando os eventos e continuo com a mesma reflexão que há 10 anos atrás: ainda não aprendemos com o passado. Ainda falta muita formação catequética. São eventos bastante elaborados, com uma estrutura maravilhosa, equipe de animação preparadíssima com os seus passinhos (muito década de 90!!) sem falar na  qualidade técnica espetacular. Mas, por muitos momentos nos perguntamos: aonde está Deus? Deus nos fala no olhar, no silêncio, no íntimo mais profundo… como ouvir diante de tanto barulho? Como perceber Deus na inquietação, na agitação, na adrenalina… são eventos maravilhosos para quem já O conhece e não para quem deseja O conhecer. Existe uma diferença muito grande nesse tipo de atitude. Em eventos com multidões você precisa saber quem é Cristo para não se perder nas investidas do demônio que está alí também, à espreita, somente esperando o momento certo para arrematar mais alguns. Não espere uma transformação genuína desses jovens apenas por terem participado desses encontros. Em muitos momentos observei os pregadores com bastante dificuldade de conduzir a pregação (PHN) por causa do barulho. Sim! 2023 e os mesmos problemas. Das conversas intermináveis que, muitos insistiam em continuar durante a palestra. O trabalho na base, aquele oculto, no esconderijo, sem brilho, sem parabenizações acaloradas é o que mantém essa juventude de pé. 

É necessário compreender a necessidade de incluir cada vez mais a família (PHN teve um momento lindo com as famílias dos dois jovens assassinados na escola) belíssimo testemunho de duas famílias Católicas e de profundo testemunho da ação de Deus na vida dessas duas famílias e dos filhos que foram viver agora na glória de Deus. Relato que deve ser observado como grande ensinamento de uma juventude que está a serviço das coisas de Deus. Eles não eram jovens que apareciam na Igreja apenas em grandes eventos ou em "cargos" de evidências. Deus tirou do mal algo bom. A vida dessa Juventude com Deus está sendo estampada para que seja mostrada como exemplo de caminho árduo e constante. A salvação é um caminho contínuo de exercício da caridade, da obediência e da oração. Que a juventude desses eventos retornem para casa com a certeza que a caminhada na fé é um combate constante. A alegria vem em todos os momentos, em todas as tribulações, em todos os momentos desde que permaneçam fiéis a Cristo.

Rezemos pela juventude Católica e que permaneça fiel a Cristo Jesus e a Virgem Maria. 

Que venha JMJ 2023, Portugal!! 🙏🙌🥰

JF, 24/07/2023. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário