domingo, 5 de junho de 2011

O que sentir? [2]

Nem preciso comentar o tanto que estou chateada com essa situação. Ler que os ex-alunos da UERJ em 2011 ainda estão sendo questionados me parece até para a UERJ um vazio...como vários de seus alun@s passam por um concurso público dessa dimensão e não consegue ocupar os espaços da educação pública.

Minha preocupação é como colocar esse complemento no meu currículo já que na UERJ ainda está pensando se abrirão vagas para ex-alunos e o retorno que tive de alguns que manifestaram o mesmo problema (mas nenhum se encontra no meu caso) foi que procuraram mas as universidades não oferecem esse acréscimo.
 
Me parece que isso é mais do que urgente de ser feito mas eu não entendo muito dos tramites burocráticos. Apenas sei que me senti, na hora, um nada de tanto que reviraram o meu diploma...pior foi ouvir que no diploma das Universidades privadas isso vem escrito. Se o cara realmente tem a competência de lecionar, pouco importa! o debate é apenas da impressão das malditas palavras disciplinas pedagógicas para lecionar para o curso normal que estão mudando, nesse momento, toda a trajetória da minha vida. Dá vontade de falar assim "olha só, vcs (UERJ) sabem que a gente tem essa competência mas eles querem ler isso, então coloca aí em um papel timbrado que eu tenho essa habilitação para disciplinas pedagógicas e pronto!" mas não, seremos corretos e de tão corretos estamos perdendo espaços políticos de base...
Pior disso tudo foi chegar em casa e tentar explicar para os meus pais, que entendem a educação como o bem mais importante e batalharam muito para que isso acontecesse, que o meu diploma não foi aceito! meu pai até agora continua repetindo que não consegue entender...Mas tenho que tirar algum aprendizado disso tudo mas ainda estou agindo com muita emoção...
Minha impressão é que nos formamos em um momento de transição onde ninguém sabia o que iria fazer com o curso Normal e pensando em uma possível extinção (que não existiu), a gente não pensou em manter essas palavras no diploma.
Vai passar esse sentimento de revolta!!! até por que preciso me concentrar nos que virão...enquanto isso vou aguardando a resposta da SEE e me respaldando para pelo menos ganhar tempo...
Muito doido tudo isso!!!afff

2 comentários:

  1. Juliana, bom dia!
    Gostei muito de seus comentários em meu blog. Não quero parecer negativo neste momento em que seus anos de formação estão em cheque. Mas, gostaria de lembrar que o que vc esta passando não é um problema de burocracia. É de incopetência. Não é pura e simplesmente a incopetência buricratica, é a incompetência do saber. Se vc não pode lecionar na sua própria disciplina, quem és então?

    ResponderExcluir
  2. Olá Hélio!!bom dia,
    pois é... eu realmente questionei e me fiz exatamente essa mesma pergunta que vc me faz!mas são coisas que hoje, mais serena, entendo que essas são organizadas para que a gente desista. Mas como relata o poeta Sergio Vaz "Tá proibido chorar sem lutar".

    ResponderExcluir