domingo, 5 de junho de 2011

O que sentir?

Olá amig@!
Sou ex-aluna do curso presencial de Pedagogia da UERJ, me formei em 2008.2.  Sexta-feira recebi o telegrama para o meu comparecimento (02/06/2011). Fui convocada para comparecer para o inicio de investidura como docente I de disciplinas pedagógicas para o curso normal, concurso esse realizado em 2007 pela Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Assim procedi. Portando toda a documentação exigida incluindo o diploma que me certifica com bacharelado e licenciatura plena, chegando na metropolitanda fui encaminhada para outro prédio localizado fora da metropolitana em questão para que meus documentos fossem avaliados.
Compareci à inspeção escolar e com duas avaliadoras na minha frente as mesmas discordaram sobre a minha formação. Uma entendeu que eu estava apta já que no diploma está dizendo que eu tenho licenciatura plena e para outra que me negou e trabalhou para que uma terceira opinião fosse também da mesma opinião da dela, disse que no meu diploma não estava explicito nas habilitações a minha capacidade para lecionar disciplinas pedagógicas no curso normal.
Relatada a negativa retornei a metropolitana para dar entrada no processo questionando a negativa. Porem preciso me respaldar sobre o ocorrido.
As mesmas estavam intimidadas pois sabiam de casos de funcionários que estavam sendo processados individualmente por terem permitido que ex-alunos da UERJ tomassem posse sem a devida habilitação (segundo elas). Posto que o meu diploma quando por elas visto que era da UERJ, foi lido e minuciosamente questionado. Me senti péssima pela situação!!!! E me perguntei exatamente como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro é questionada pela própria Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.
Em 2008, eu ainda em formação na UERJ, me recordo que aconteceu uma mobilização sobre a impossibilidade de alguns alunos da UERJ que, embora tenham passado no concurso público para disciplina pedagógicas, estavam sendo impedidos de tomarem posse devido a divergência de informação sobre nossa habilidade para tal função. Após a negativa, estive na UERJ e o que consegui foi um parecer CEE Nºx, 18 de outubro de 2008, com a Marcia Cabral Coordenadora de Graduação. O mesmo lido, com calma, fala exatamente o que acredito e tenho questionado. Nele assegura que todos os alunos estão aptos para lecionar em disciplinas pedagógicas. Mas a minha dúvida é se ele foi homologado, posto que ao final não possui os nomes dos referidos relatores e na internet não estou encontrando nada sobre o assunto.
Gostaria imensamente que se alguém souber de algum caso parecido me ajude a entrar em contato com essa pessoa ou o processo. Preciso saber se as pessoas que entraram tiveram seus processos aceitos e tomaram posse no Estado do Rio de Janeiro tendo como referência o concurso de 2007.
Abraços!

2 comentários:

  1. Juliana, você conseguiu resolver esse problema? Minha irmã está passando pela mesma situação.
    Se puder me passar um email adelson_ufrrj@hotmail.com
    Abs.
    Adelson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adelson, na época eu nem vi seu comentário. Desculpa! fiquei por muito tempo chateada sobre tudo que tinha ocorrido. O conselho que mais ouvi era que não valia ficar brigando com eles. Hoje, tenho certeza disto. Deus sabe de todas as coisas. Espero que sua irmã tenha tido oportunidades melhores!! bjuss!

      Excluir