quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O dia em que o Centro do Rio de Janeiro parou

Hoje vi exatamente a cena desse filme... 
Quando cheguei ao centro me dei conta do tempo que não ando por esse espaço mas, percebi logo que teria muito para contar sobre esse passeio... 
Assim que sai do submundo do Metrô me deparo com uma pequena feira de livros na estação Carioca... passo rápido para não cair na tentação de comprar mais um livro!rsrs Logo à frente, na esquina do prédio Av. Central, tem um carinha lá em pé mas estático e feito de ferro apenas para me lembrar da exposição do CCBB... ah! tinha tb uma música rolando mistura de violino e batidas de RAP... Até que era uma boa combinação! 
Essas são algumas das vidas do centro do Rio de Janeiro mas está todo mundo muito apressado para observar esses detalhes. Porém, com o apagar das luzes, aquele monte de gente correndo sei lá para onde teve que parar.  De repente, plena Sete de Setembro com Rio Branco a luz acaba! Todo mundo meio que congelado pensando o que iria fazer... E por sorte eu já tinha saído do prédio, senão seria mais uma pessoa presa dentro de algum elevador! Só deu tempo de sair do prédio, olhar o relógio que marcava 15:03h e atravessar o sinal que fechava e já observava do outro lado da rua a ausência de luz. A loja de esquina totalmente no escuro, olhei para trás e percebi que não era apenas uma loja e sim o quarteirão inteiro! Todas as lojas estavam no escuro e os clientes esperando, afinal, nada funciona sem luz. Em algumas lojas o efetivo de funcionários correram para fechá-las, colocar correntes e os seguranças se aproximaram mais visivelmente das portas. Cenas características de uma cidade onde impera à insegurança. O normal é ter esse tipo de reação. E eu que saí do prédio pensando em comer alguma coisa, fiz uma verdadeira peregrinação já que os lugares não estavam disponíveis como desejava. Lugar para comer? tive que andar mais um pouco para conseguir... estranho essa saída da normalidade e faz a gente pensar como estamos dependentes mais do que nunca, da luz elétrica!! Nada funciona sem... os restaurantes todos com clientes na fila e um breu total. Algumas lojas tentaram manter a normalidade mas como mantê-la inalterada? Mas por fim, enquanto esperava a retomada da vida cotidiana, a Av. Rio Branco virou um lugar que as pessoas simplesmente descem dos prédios e  vão conversar na rua como se fosse mais um fim de tarde em qualquer cidadezinha tranquila!. :) 
JN. 
Rio, 08/08/2012 
PS:Uma crônica sobre os arredores do Menezes Cortez...rsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário