sábado, 4 de maio de 2019

A educação pública e o Capital Cultural

Aos que convivi e cansava de tanto falar de um tal #Bourdieu 
Esse autor tão desprezado nos cursos das Ciências Humanas das Universidades Públicas, é um alento sobre um tema tão latente hoje: o Capital Cultural. 😉👏👏👏😀
Uma pena que, ao longo desses 30 anos de Redemocratização no Brasil, traduziram tão precariamente as análises desse autor/pesquisador. Uma precarização absurda sobre o que de fato era/é importante de ser ensinado nas escolas públicas. Fato é, tivemos/temos interferindo incessantemente no espaço escolar um excesso de um novo vernáculo nas práticas pedagógicas e um infindável uso coloquial.
O acesso dos alunos que tinham pouco ou nada tinham de conhecimento/informação sobre este Capital Cultural em casa, ficou/fica ainda mais precarizado no ambiente escolar. Segregamos/engessamos cada vez mais as pessoas em "Classes" e observamos que, está cada vez mais difícil de sair ou galgarem patamares melhores. 
Por fim, estamos em 2019 e continuamos colocando, erroneamente, o capital financeiro como debate principal na construção da Escola Pública de qualidade. #educaçãopública #olhaonda #PIBIC #pesquisa #estudo#formação #ficadica #JF





https://www.linkedin.com/pulse/educa%25C3%25A7%25C3%25A3o-p%25C3%25BAblica-e-o-capital-cultural-juliana-ferreira

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