domingo, 20 de maio de 2012

Dia 20 de maio: Dia do Pedagogo e Pedagoga


Hoje é um aqueles dias que tenho muito orgulho de comemorar!!
Hoje é DIA D@ PEDAGOG@!!!! 
Sim, eu sou PEDAGOGA!!
Gostaria muito nesse momento dizer parabéns e vamos comemorar!
Mas a categoria profissional está dilacerada e principalmente, por compreender o quão PEDAGOGA sou, que não consigo desvencilhar esse dia da necessidade urgente para tomar consciência da amplitude dos problemas que estão atingindo a categoria e, principalmente, esse dia deve ser marcado como de luta para melhores condições de trabalho, de ocupação dos espaços que são nossos e não de terceiros que mesmo sem nenhuma formação se auto intitulam coordenador ou supervisor pedagógico!
@s Pedagog@, principalmente, nos últimos anos, vem sendo questionado não para que se tenha a ampliação desse em outros espaços de importância mas, infelizmente, pela sua função dentro de espaços de atuação já garantidos. Essa desqualificada não vem do nada e também não é de maneira ingênua.
Somos especialistas da educação e dizer isso, para muitos, é como uma ofensa em meio ao discurso que vem sendo reforçado mais a cada dia: tod@s colocando o bedelho, seus valores pessoais e tudo o que quiser dentro do espaço escolar.
A escola não é um lugar sagrado ou intocado. É um espaço que, como em qualquer outro de convívio social tem  ganhos, tensões, perdas e conflitos. 
Sim, deixe-nos pensar à educação!! 
Sim, somos capacitados para isso.
Se tem cursos ruins de formação ou não compatível com o discurso da moda no qual reforça que essas instituições não estão “preparando” oestudante para lecionar. Digo que essa tensão sempre existiu. Não me venha falar que hoje a sociedade é outra pois, no tempo passado, ela também já foi considerada da mesma maneira. 
Para mim torna-se cada vez mais questionável pois preparados para que? 
Qual o “modelo” de educação estamos falando? 
"Milagres acontecem quando a gente vai à luta!!" Sergio Vaz
Ao longo da história da educação o Estado nunca se preocupou em debater ou perguntar para a sociedade qual educação ela queria para ela e hoje ele continua reproduzindo esse mesmo discurso. Parece redundante, mas a gente permanece aceitando essas interferências descabidas.
Hoje escrevo não apenas como a profissional mas principalmente como um grito de socorro para os rumos caóticos que vejo pela frente.   
Para mim, é mais que urgente nossa organização enquanto categoria profissional. 
Abraços, 
Juliana Nascimento

Um comentário: