segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Educação em Caxias: Um olhar

O domingo terminando e um evento acabou proporcionando também um reencontro da galera que participa do Dia das Crianças na Creche do bairro de Nova Campina em Duque de Caxias.

Pessoas que estão com a mão na massa diariamente com as crianças na Creche mas em meio as adversidades rotineiras como falta d'água, calor, alagamento parece não suficiente pois desde o fim do ano passado estão sem seus salários e o 13º. Pasmem, isso se tratando de uns dos municípios mais ricos do país!!!! 
Hoje conversando com D. Glória, a pessoa que me conhece desde os meus 10 anos (nessa época eu ainda nem sabia que caminho seguiria e ela já estava lá em Caxias).
Ela que à distância comemorava cada vez que meus passos me direcionavam para educação e quando me formei me disse: Venha, porque a educação pública precisa de vc... 
D. Glória é uma das pessoas mais idealistas que eu conheço. Minha base de diálogo e ideal de profissional hoje me preocupou quando disse: Estamos sem salário, sem 13º mas chega falta pouco pra me aposentar... Vê D. Glória dizendo isso não foi muito confortante... e completo...A senhora se aposentar? ahhh duvido!!! 
Mas fato é que os antigos tem o DIREITO de se aposentar e cabe a nova geração ainda com o ideal de educação pública de qualidade defender esse espaço. O receio maior dela e meu também é que o novo se adapte apenas ao que está sendo posto... 
D. Glória e sua equipe são pessoas que permitem compreender porque tentam nos silenciar sempre que estamos fazendo Educação Pública de qualidade... 
O que para alguns pode ser qq coisa para a equipe que trabalha com D. Glória não é bem assim... Lá as crianças saem alfabetizadas aos 5 anos. Gente que leva ao grau máximo de importância a educação que os governantes insistem em desqualificar.
E ela me diz: é Juju a única forma de mudar isso é com a EDUCAÇÃO. Enquanto eles tentam nos calar é preciso que a gente estude mais e aprenda mais. Só o conhecimento pode nos fortalecer. 
Ela me diz: Vc está no caminho certo e o que precisar pode contar com a gente e eu termino: Vou precisar, sempre!! 
Bom saber que me cerco das pessoas certas!
Abraços,
Juliana Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário