sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Opinião em tempo de FACEBOOK

Eu costumo respeitar a opinião dos outros nesse mundo virtual ou não... mas vejo que o FACE tem estimulado a fúria de muitos e não é para o lado bom do debate. Temos ainda muito que evoluir quando entramos em um debate, é isso que tenho refletido pelas últimas postagens. Quando parece que o debate saiu do controle o moderador ou dono do perfil simplesmente retira o que foi escrito pensando que assim vai junto qq vestígio daquilo que foi dito. Mas infelizmente, não é isso que acontece. Tem uma galera que mesmo com determinada formação não consegue se desvincilhar do senso comum. Ter discernimento para perceber o que é ter um debate de ideias  está cada dia mais difícil. Insultar as pessoas é desqualificar qualquer tentativa de diálogo. Não é isso que deve estar no cerne de uma construção de novos conceitos sociais. Me preocupa. Não sou sábia, nem quero ser... é mto arrogante isso! Prefiro e preciso ser uma eterna aprendiz. Não quero pensar que, o que está posto é a única realidade e nada poderá mudar... refletir sobre ela é o que nos move para ter outro olhar. Mas para isso é preciso, no mínimo, ter respeito pelas opiniões contrárias a nossa.  Estamos muito preconceituosos. Esse é maquiado por apoio à uma piada sem graça, como a que circulou hoje do Gentilli... ou como uma postagem que li agora em uma página pública, mas claro, é administrada por uma pessoa. Onde Preta Gil e Canto da Baleia era compreendida como uma piada?! Em resposta em outro post o moderador coloca: "Por causa de uma piadinha, algumas pessoas se sentiram ofendidas, porque? vamos parar de hipocrisia por favor!!!! Eu não estou preocupado, quantos vão entrar, ou quantos vão sair da pagina.Estou preocupado com qualidade meus queridos, tanto de postagens, tanto de pessoas. se uma pessoa se ofender por causa de uma piada?????é simples va agora ,acima da pagina, e clica discurtir.....não irão fazer falta nenhuma!!!! hipocrisia!!!! foraaaaaa!!!!" Sobre o fato eu postei lá: hipocrisia é pensar q isso é piada... assim como Gentilli e sua máxima heteronormatividade... avaliar e repensar o que está posto na sociedade é o que realmente vale... O debate não está no discurso fraco de "o incomodado que se retire" não é isso... temos q debater e pensar pq uma piada Preta Gil e canto da baleia seria engraçado... nossos preconceitos são maquiados pelo humor e isso sim é mto perigoso... o tal moderador elogiou minha colocação mesmo contrário ao que escreveu, uma pessoa me insultou, outras dez pessoas curtiram, e um ficou interessado em saber o que seria heternormatividade... não preciso dizer q o post foi tirado do ar. Vale terminar com a citação da fala da ex namorada do criador do FACE no filme A Rede Social  "Na internet não se escreve à lápis e sim a tinta"

Abraços,
Juliana Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário