sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Mira no quindão da Almira



Hoje o meu quindão mais saboroso precisou ser feito em outro plano. O doce com o amarelo mais perfeito, mais brilhante e o maior tamanho que já desejei que tivesse teve uma encomenda urgente e especial. Para isso solicitaram a maior especialista que já conheci em matéria desse doce. Minha tia e madrinha, a pessoa que me fazia o melhor e mais saboroso de todos os quindões. Minha tia e madrinha sempre cuidadosa em me proporcionar o melhor de todos os momentos fazia uma das coisas que mais nos unia: O quindão.
A simbologia desse doce vai além de um simples doce gostoso e muito calórico. Ele representa a lembrança de todos os anos de nossa convivência. Do cuidado que tinha para que eu estivesse sempre feliz e próxima à ela. Ele era usado quase sempre como mais um atrativo dos encontros que realizávamos. E depois de um convite rápido para mais uma comemoração vinha sua habitual frase...Ju vem que eu farei seu doce... e sempre com a fala das mais infantis dizia: uhhh, vou com certeza!
Como posso pensar que de agora em diante ninguém lembrará que eu gosto desse doce? Mimos que somente quem se importa com a gente consegue fazer por mais que estejamos na categoria “adultos”. Minha tia era assim, mesmo que eu não estivesse mais tão exigente nas minhas tantas manias ela persistia em colocar à mesa sempre a minha sobremesa favorita. Esse era o nosso vínculo de lembrança de infância sempre notória na nossa relação.
                Hoje talvez não esteja tão confortável em dizer que ela foi embora e nunca mais voltará. Isolei-me nesses últimos meses para que não percebesse que estava preocupada demais com o que estava acontecendo. Por que não dizer que eu ignorei seu pedido para que eu fosse vê-la por pura incapacidade de admitir a possibilidade de tão brevemente, não estar mais entre nós. Falar ao telefone me parecia mais confortante e por coincidência desde o começo percebia pela entonação de sua voz como estava se sentindo. Talvez uma conexão para além do que a gente deseja existir.
Hoje perdi uma parte importante e responsável pela minha alegria.  Minha tia sempre me mostrou o quão importante era à família. Como todos, nem sempre compartilhávamos das mesmas opiniões mas sempre superávamos todas as divergências que existiam.
E hoje deixo o meu mais belo e inquietante adeus...
Rio, 28/09/2012


7 comentários:

  1. E já se passou um mês. Talvez eu queira sempre guardar o seu sorriso pois é ele que mais lhe representa... :) Saudades sim. Tristeza não!

    ResponderExcluir
  2. Hoje encontrei Rogério e enquanto conversava foi inevitável às lágrimas por lembrar de ti... poucos momentos temos para sentir essa dor ou expressá-la. Temos sempre que nos manter forte afinal ninguém parece saber lidar quando nos olham chorando... saudades!

    ResponderExcluir
  3. Hoje uma absurda saudade emanou!! Tentando perceber os sinais... _/\_

    ResponderExcluir
  4. Hoje uma absurda saudade emanou!! Tentando perceber os sinais... _/\_

    ResponderExcluir
  5. Muitaaaa saudade daquela que me ensinou a sorrir! A persistir! A querer o melhor para minha VIDA! A reunir a família! A ter a leveza em viver!
    Por isto o luto demorou tanto...
    A perda não foi simples, assim como também não foi nossa relação. Vida intensamente vivida em comunhão! Em todos os momentos, lá estava ela comigo... Poderia ser um bolinho em casa para comemorar meu niver ou um grande evento de formatura... Lá estava ela com a sua exuberante presença!! Minha tia sempre soube viver!!! Amooo lembrar de como amava a VIDA!
    Minha querida tia e madrinha... Sei e sinto que me protege tb aí na vida eterna! _/\_ Hoje é dia de lembrar o tanto de bom que fez enquanto esteve aqui ao nosso lado. Gratidão pelo amor que me permitia perceber em ti! Amor livre! Amor belo! Amor pleno! <3

    ResponderExcluir